Prémio João Lobo Antunes

Este prémio pretende homenagear o Professor João Lobo Antunes, reconhecendo a Excelência e o Humanismo do Professor, considerado uma das figuras que mais marcou a saúde em Portugal, a ciência e a investigação biomédica.

João Lobo Antunes

Objetivo

Criado em 2017, com o valor de 40 mil euros e destinado a licenciados em medicina em regime de internato médico, visa estimular a cultura científica e a investigação clínica, na área das neurociências, sem esquecer a preocupação permanente do Professor com a componente da humanização do ato médico (os seus pacientes e as suas histórias) e com o futuro da medicina.

“Não sei o que nos espera, mas sei o que me preocupa: é que a medicina, empolgada pela ciência, seduzida pela tecnologia e atordoada pela burocracia, apague a sua face humana e ignore a individualidade única de cada pessoa que sofre, pois embora se inventem cada vez mais modos de tratar, não se descobriu ainda a forma de aliviar o sofrimento sem empatia ou compaixão.”

João Lobo Antunes,
in “Ouvir com Outros Olhos”, Gradiva, 2015

Vencedores
David Naod Alves Pinto Berhanu recebe prémio

David Alves Berhanu
Prémio João Lobo Antunes 2022

“Optic Nerve Anatomy and Imaging – A Surrogate for Intracranial Pressure”, pretende revolucionar a abordagem clínica dos doentes com patologias neurológicas e neurocirúrgicas.

Orgãos

O Júri do Prémio João Lobo Antunes é o Órgão Decisório no âmbito da atribuição do Prémio João Lobo Antunes. A atividade do Júri incide nas áreas multidisciplinares das Ciências Biomédicas. É constituído por pessoas de reconhecida competência e mérito, nomeadas pelos representantes das entidades parceiras do Prémio.

A Comissão de Honra é constituída por membros de reconhecido mérito, nomeados pela Santa Casa, sendo presidida pelo Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Edmundo Martinho.

PARCEIROS CIENTÍFICOS