Prémio João Lobo Antunes

Este prémio pretende homenagear o Professor João Lobo Antunes, reconhecendo a Excelência e o Humanismo do Professor, considerado uma das figuras que mais marcou a saúde em Portugal, a ciência e a investigação biomédica.

João Lobo Antunes

OBJETIVO

Criado em 2017, com o valor de 40 mil euros e destinado a licenciados em medicina em regime de internato médico, visa estimular a cultura científica e a investigação clínica, na área das neurociências, sem esquecer a preocupação permanente do Professor com a componente da humanização do ato médico (os seus pacientes e as suas histórias) e com o futuro da medicina.

“Não sei o que nos espera, mas sei o que me preocupa: é que a medicina, empolgada pela ciência, seduzida pela tecnologia e atordoada pela burocracia, apague a sua face humana e ignore a individualidade única de cada pessoa que sofre, pois embora se inventem cada vez mais modos de tratar, não se descobriu ainda a forma de aliviar o sofrimento sem empatia ou compaixão.”

João Lobo Antunes,
in “Ouvir com Outros Olhos”, Gradiva, 2015

Candidaturas

O Prémio João Lobo Antunes será atribuído ao melhor projeto desenvolvido em território nacional, privilegiando-se os de natureza interdisciplinar, que contribuam para uma melhoria da intervenção clínica e que demonstrem ter real capacidade de impacto na humanização do ato médico.

Após a receção dos projetos, será avaliada a elegibilidade dos mesmos, podendo os candidatos vir a ser contactados para esclarecimentos ou informações adicionais.

logotipo azul cérebro vetorial
Download da documentação
ZIP 610 KB
PORTAL DE CANDIDATURA
Vencedores
Daniela Pimenta da Silva

Daniela Pimenta da Silva
Prémio João Lobo Antunes 2021

Projeto “Realidade virtual para uma gestão não farmacológica da doença de Parkinson”, que consiste num ensaio clínico (em humanos) em que se pretende testar um software de realidade virtual imersiva como ferramenta de reabilitação para doentes com Parkinson.

SAIBA MAIS
Orgãos

O Júri do Prémio João Lobo Antunes é o Órgão Decisório no âmbito da atribuição do Prémio João Lobo Antunes. A atividade do Júri incide nas áreas multidisciplinares das Ciências Biomédicas. É constituído por pessoas de reconhecida competência e mérito, nomeadas pelos representantes das entidades parceiras do Prémio.

A Comissão de Honra é constituída por membros de reconhecido mérito, nomeados pela Santa Casa, sendo presidida pelo Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Edmundo Martinho.

PARCEIROS CIENTÍFICOS