História

Porque na história da Santa Casa sempre houve pessoas e momentos de destaque.

ENRIQUE MANTERO BELARD

Enrique Mantero Belard

O Prémio Mantero Belard pretende homenagear Enrique Mantero Belard, um dos destacados beneméritos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa no século XX, pela sua avultada herança, que beneficiou particularmente a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Enrique Mantero Belard foi também mentor de projetos como a Residência Faria Mantero e os Prémios Nunes Correia Verdades de Faria que perpetuam a sua generosidade humanista. A Residência Faria Mantero é hoje um equipamento residencial inovador da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa destinado a acolher “pessoas idosas, cultas, de mérito e necessitadas”.

Os Prémios Nunes Correia Verdades de Faria distinguem, anualmente, três personalidades que em Portugal mais tenham contribuído para “o cuidado e carinho dos velhos desprotegidos; o progresso na medicina na sua aplicação às pessoas idosas; o progresso no tratamento das doenças do coração”.

SAIBA MAIS
JOSÉ GUILHERME de MATOS RATO MELO E CASTRO

José Guilherme de Matos Rato Melo e Castro

O Prémio Melo e Castro pretende homenagear José Guilherme de Matos Rato Melo e Castro, que em 1955, na qualidade de Subsecretário de Estado da Assistência Social, com o apoio do médico Victor Santana Carlos, planeou e desenvolveu um projeto destinado ao tratamento de diminuídos físicos motores, que ultrapassava o conceito de Medicina Física até então praticada no País.

Na sua qualidade de Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, nos anos de 1957 a 1963, iniciou a aquisição de terrenos, em Alcoitão, para a instalação do Centro de Reabilitação, tendo criado, posteriormente, um fundo especial para a construção e equipamento, e instituído uma comissão instaladora, que viu a sua inauguração em 1966.

Enaltecendo o lema “Excelência em Reabilitação” pelo qual é hoje conhecido, e reconhecido, todo o trabalho do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão (CMRA), centro no qual se encontra a Escola Superior de Saúde de Alcoitão, integrada no Sistema Nacional de Ensino desde 1994, onde são formados profissionais de saúde, nomeadamente no âmbito da Fisioterapia, da Terapia da Fala e da Terapia Ocupacional.

Foi ainda por iniciativa do Dr. José Guilherme de Melo e Castro a criação das apostas mútuas desportivas (o Jogo Social do Estado entretanto designado de Totobola) e sua atribuição à SCML por forma a financiar os serviços para a reabilitação de deficientes físicos, bem como a criação de uma fonte de receita para as modalidades desportivas.

SAIBA MAIS
João Lobo Antunes

João Lobo Antunes

O Prémio João Lobo Antunes pretende homenagear o Professor João Lobo Antunes, reconhecendo a Excelência e o Humanismo do Professor, médico, neurocirurgião e cientista, considerado uma das figuras que mais marcou a saúde em Portugal, a ciência e a investigação biomédica, e grande referência na sociedade portuguesa.

SAIBA MAIS