VOLTAR PARA VENCEDORES
Melo e Castro / 2020

Maria Leonor Tavares Saúde

Maria Leonor Tavares Saúde

Maria Leonor Tavares Saúde

Melo e Castro 2020

PROJETO

Células senescentes e o seu fenótipo secretor: novos alvos na reparação da medula espinhal

INSTITUIÇÃO PROPONENTE

Instituto de Medicina Molecular – João Lobo Antunes

INSTITUIÇÃO ENVOLVIDA

Universidade Nova de Lisboa

RESUMO DO PROJETO

As lesões na medula espinhal (ME) são uma condição neurológica, sem resolução e com consequências devastadoras para o indivíduo afetado. Muito do que sabemos sobre os mecanismos celulares e moleculares subjacentes à fisiopatologia dessa condição vem de estudos em modelos animais (Alizadeh et al., 2019). Enquanto alguns desses modelos, como o ratinho, são semelhantes aos humanos e têm pouca capacidade regenerativa após uma lesão na ME (LME), outros, como o peixe-zebra, exibem uma capacidade regenerativa excecional.

No nosso grupo temos analisado o microambiente celular, um fator importante na regeneração da ME, no peixe-zebra (modelo regenerativo) e no ratinho (modelo não regenerativo). Recentemente, identificámos as células senescentes (CSs) e seu fenótipo secretor (SASP) como potenciais moduladores do resultado regenerativo após uma LME. Surpreendentemente, enquanto no peixe-zebra as CSs são temporariamente induzidas na periferia da lesão, no ratinho estas células acumulam-se e persistem ao longo do tempo. Mostrámos que a eliminação das CSs com recurso a fármacos, conduz a uma notável recuperação funcional em ratinhos lesionados. Agora, queremos caracterizar o programa de senescência no contexto das LME, não apenas na ME, mas também em órgãos periféricos que são afetados nesta complexa patologia.

Acreditamos que nosso trabalho contribuirá para o desenvolvimento de uma nova terapia para regeneração da ME em mamíferos.

EQUIPA

> Isaura Vanessa Antunes Martins
> Diogo de Abreu Paramos de Carvalho
> Ana Catarina Esteves Ribeiro
> Carmen de Sena Tomás
> Dalila Maria Neves Silva
> Ana Filipa Carvalho Marques Dias
> Ana Raquel Dias Quitéria
> César Miguel Pereira Soares Mendes