VOLTAR PARA NOTÍCIAS
03 . 03 . 2018

Prémio João Lobo Antunes abre candidaturas

Este prémio, criado em 2017, destina-se à investigação clínica na área das neurociências.

João Lobo Antunes

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa abriu este sábado, 3 de março, as candidaturas para a edição de 2018 do Prémio João Lobo Antunes, no valor 40 mil euros, que visa estimular a cultura científica e a investigação clínica na área das neurociências.

PARTILHE

As candidaturas ao prémio decorrem até 30 de abril e destinam-se a licenciados em medicina ou com mestrado integrado em medicina ou equivalente com especialidade no âmbito das neurociências.

O Prémio João Lobo Antunes deve o seu nome ao médico, neurocirurgião e cientista, considerado uma das figuras mais relevantes da saúde, da ciência e da investigação biomédica em Portugal.

No valor de 40 mil euros, o Prémio João Lobo Antunes foi entregue pela primeira vez em 2017 ao neurologista do Hospital de Santa Maria, Bruno André Miranda, com o projeto “Planeamento cognitivo episódico e semântico: evidência de populações clínicas”, numa investigação dedicada a dois tipos de demência, a doença de Alzheimer e a demência frontotemporal.

A atribuição deste prémio decorre das iniciativas que a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa tem vindo a desenvolver, desde 2013, para incentivar a investigação na área das neurociências, sob o lema “Investigação por Boas Causas”. Desde esse ano, e pela primeira vez na sua história, foram atribuídos dois prémios anualmente, no valor de 200 mil euros cada. Estas distinções incentivam avanços no tratamento de doenças neurodegenerativas, associadas ao envelhecimento (Prémio Mantero Belard), assim como na recuperação e no tratamento de lesões vertebromedulares (Prémio Melo e Castro).

Desde então, o investimento da Misericórdia de Lisboa no âmbito da Investigação & Desenvolvimento tem sido reforçado, através do desenvolvimento de outros programas e projetos, nos quais se incluem o Programa de Apoio a Projetos de Investigação Científica em Esclerose Lateral Amiotrófica e o Programa de Apoio à Investigação Científica.