VOLTAR PARA VENCEDORES
Mantero Belard / 2014

Rodrigo da Cunha

Rodrigo Cunha

Rodrigo da Cunha

Mantero Belard 2014

PROJETO

O aumento da função dos receptores A2A da adenosina no hipocampo é necessário e suficiente para causar deficits mnemónicos na doença de Alzheimer

INSTITUIÇÃO PROPONENTE

Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra

RESUMO DO PROJETO

A perda de memória é característica da doença de Alzheimer (DA), que não tem tratamentos eficazes e acarreta custos sócio-económicos elevados na Europa. Diferentes estudos mostraram que o consumo de cafeína atenua a deterioração mnemónica e a incidência da Doença de Alzheimer. Isto foi confirmado em estudos em animais que permitiram mostrar que a cafeína atua nos recetores A2A da adenosina (A2AR) para controlar os deficits mnemónicos. Todavia a exploração clínica dos A2AR para controlar a DA ainda aguarda uma confirmação sólida do papel dos A2AR no controlo das disfunções mnemónicas. Isto requer mostrar que os A2AR são criticamente necessários e eventualmente suficientes para o aparecimento de deficits mnemónicos, sendo este precisamente o objetivo deste projeto.

Este objetivo será conseguido estudando: 1) como é que o impacto dos A2AR se torna aberrante em regiões do cérebro envolvidas na memória (como o hipocampo) em modelos animais de Doença de Alzheimer; 2) se os níveis de adenosina estão aumentados em amostras de liquido cerebral de doentes com a Doença de Alzheimer; 3) se a eliminação com vírus dos A2AR no hipocampo corrige deficits de memória em modelos animais da Doença de Alzheimer; 3) se a ativação de A2AR no hipocampo é suficiente para provocar deterioração cognitiva em animais, utilizando uma nova ferramenta optogenética que desenvolvemos para ativar com elevado controlo espaço temporal os A2AR. O sucesso deste projeto fornecerá a justificação essencial para arrancar com estudos clínicos que validem a eficiência dos A2AR no controlo da deterioração cognitiva na Doença de Alzheimer, numa translação simplificada pela segurança dos antagonistas dos A2AR já testados em voluntários.

EQUIPA

> Ângelo José Ribeiro Tomé
> Paula Maria Garcia Agostinho
> Caroline Delgado Veloso
> Ana Patricia Figueiredo Rocha Simões
> Joana Isabel Estudante Batista Real
> Paula Margarida Gomes Canas
> Daniel Rial
> Samira Cardoso Lopes Ferreira
> Nélio da Mota Gonçalves