VOLTAR PARA NOTÍCIAS
20 . 05 . 2019

Estão abertas as candidaturas aos Prémios Santa Casa Neurociências

Abriram as candidaturas às maiores bolsas de investigação científica e clínica em Neurociências, em Portugal.

Entrada para a gala dos prémios santa casa neurociências 2019

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa abriu esta segunda-feira, 20 de maio, as candidaturas às maiores bolsas de investigação científica e clínica em Neurociências, em Portugal.

PARTILHE

Distribuídos por dois prémios de 200 mil euros cada, os Prémios Santa Casa Neurociências vão na sua sétima edição. Os interessados poderão submeter as suas candidaturas até 16 de setembro em https://candidaturasneurociencias.scml.pt/.

Os Prémios Santa Casa Neurociências representam, assim, um investimento anual de 400 mil euros e destinam-se a promover o trabalho de investigação científica ou clínica nas áreas multidisciplinares das biociências, nomeadamente a neurologia, a neuropatologia, a bioquímica, a biologia molecular, a genética molecular, a química, a farmacologia, a imunologia, a fisiologia, e a biologia celular, entre outras.

O Prémio Melo e Castro, no valor de 200 mil euros, distingue o projeto que potencie a recuperação e tratamento de lesões vertebro-medulares, território em que SCML foi pioneira no país, em 1966, com a abertura do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão. Pretende promover a descoberta de soluções para a reabilitação dos indivíduos afetados, reduzindo, de forma significativa, as limitações motoras e fisiológicas associadas. Consulte aqui o regulamento deste prémio.

O Prémio Mantero Belard, também de 200 mil euros, tem como objetivo promover e dinamizar a investigação científica ou clínica, no âmbito das doenças neurodegenerativas associadas ao envelhecimento, como a Doença de Parkinson e a Doença de Alzheimer, possibilitando novas estratégias no tratamento e restabelecimento das funções neurológicas. Consulte aqui o regulamento deste prémio.

Desde 2013, a Santa Casa já atribuiu dois milhões e quatrocentos mil euros aos vencedores das primeiras seis edições. É pela esperança na construção de uma resposta eficaz no tratamento de lesões vertebro-medulares, realidade com a qual a SCML lida diariamente, e pela autonomia e dignidade dos mais de 11 mil idosos para quem trabalha, que a instituição lança, uma vez mais, este desafio à comunidade médica e científica nacional.